Meia Maratona de Lisboa EDP

Meia-Maratona-de-Lisboa-EDP-01

Organização

1. Numa organização do Maratona Clube de Portugal, vai realizar-se no dia 22 de março, pela 25.ª vez, a Meia Maratona de Lisboa, que parte da Ponte 25 de Abril. A Meia Maratona é uma prova pedestre que começa às 10:30 e que é destinada a atletas seniores;

2. A partida do grande pelotão da Meia Maratona é no Largo da Portagem da Ponte 25 de Abril;

2.1 Haverá uma Partida em Algés, mas só para atletas de alta competição “elite” e atletas que tenham o tempo mínimo exigido pela organização – inferior a 1h05m, efectuado nos últimos 3 anos: na Meia Maratona de Lisboa, na Meia Maratona de Portugal ou numa outra meia maratona de referência. No escalão feminino, o tempo mínimo exigido será 1h20m, nas mesmas condições atrás referidas para o escalão masculino.

a) Todos os atletas não englobados no parágrafo anterior, mas que tenham menos de 1h10m à meia maratona (efectuado nos últimos 3 anos na Meia Maratona de Lisboa ou na Meia Maratona de Portugal), podem solicitar que lhes seja atribuído um dorsal VIP, para partir da frente, no Largo da Portagem da Ponte 25 de Abril. Este pedido terá de ser feito, por escrito, com a devida antecedência;

b) Os atletas dos escalões W/M35, W/M40, W/M45, W/M50, W/M55 e W/M60 terão de partir do Largo da Portagem da Ponte 25 de Abril, a não ser que reúnam as condições exigidas pela organização para partirem junto com a elite, em Algés. Neste caso, poderão optar por uma das Partidas, mas partindo de Algés (no acto de levantamento do dorsal) terão de se inscrever obrigatoriamente no escalão sénior.

2.2 Os dorsais VIP para a Partida VIP (frente do pelotão) da Ponte 25 de Abril são  atribuídos apenas a atletas com tempo inferior a 1h10, no caso dos atletas masculinos, e 1h20 nos femininos (conforme explicação acima). A organização reserva-se o direito a atribuír dorsais VIP a atletas/personalidades convidados por si.

2.3 Inscrições “special VIP”

Haverá inscrições para dorsais “special VIP”, sujeitas a um limite. A taxa de inscrição para estes dorsais especiais é de 100,00 EUR.

Os portadores deste tipo de dorsal “special VIP” terão direito a:

    • transporte do hotel oficial da prova até à partida;
    • acesso directo à frente da corrida;
    • área para recolha do equipamento;
    • no final da corrida poderão entrar na área VIP, com acesso ao catering.

3. Haverá as seguintes horas de partida das várias provas:

3.1.
a) Os Deficientes Motores em Cadeira de Rodas partirão (de Algés) às 10:15.

b) A elite feminina partirá às 10:15, e a masculina partirá às 10:30 (de Algés). Às 10:30 parte o grande pelotão dos atletas do Largo da Portagem, na Ponte 25 de Abril.

3.2. Após a partida, os atletas da meia maratona irão encontrar-se ao km 5 (Alcântara), seguindo todos, a partir daí, o mesmo trajecto, estando a meta instalada em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

4. Todos os atletas inscritos na Meia Maratona terão direito a uma T-shirt técnica e brindes no momento do levantamento do dorsal;

5. A aferição do percurso foi efectuada pelo delegado da AIMS e de acordo com os regulamentos internacionais da IAAF;

Escalões

1. Os escalões estão definidos pelos regulamentos da FPA, a saber:

W/M35 (atletas com idades entre os 35 e 39 anos);
W/M40 (atletas com idades entre os 40 e os 44 anos);
W/M45 (atletas com idades entre os 45 e 49 anos);
W/M50 (atletas com idades entre os 50 e os 54 anos);
W/M55 (atletas com idades entre os 55 e 59 anos);
W/M60 (atletas com idades superiores aos 60 anos).

Nota: A idade considerada é a idade do atleta no dia da prova.

2. Todos os atletas que participam na Meia Maratona deverão confirmar que o seu dorsal tem o sistema de chip colado nas “costas” do número.

Abastecimentos

Haverá um cuidado serviço de abastecimentos oficiais a partir dos 5 km (de 2,5 km em 2,5 km), bem como na meta.

Controlo de passagem

Estão previstas zonas de controlo de passagem dos corredores, sendo desclassificado todo e qualquer atleta que:

  • não esteja devidamente inscrito;
  • não use o dorsal que lhe foi atribuído
  • não cumpra a totalidade do percurso

Segurança

1.  A organização poderá cancelar o evento ou alterar o percurso, caso se verifiquem motivos de força maior, não imputáveis à organização, como, por exemplo: más condições climatéricas, catástrofes e ameaças à segurança dos participantes, sendo que o valor da inscrição não será devolvido.

Assistência Médica

1. Os participantes devem reunir condições de saúde necessárias à prática desportiva. Após a inscrição, assumem que se sentem fisicamente e psicologicamente preparados para o esforço físico inerente à prova em que vão participar;

1.1. Recomenda-se que os atletas preencham, no verso do dorsal, o nome, contacto (em caso de emergência) e eventuais detalhes médicos que julguem oportunos. Estas informações poderão ser da máxima importância no caso de surgir algum problema de saúde durante o percurso.

2. A organização estruturou um especial serviço de assistência médica, sob orientação de uma conceituada equipa de especialistas, embora não se responsabilize por qualquer acidente que venha a verificar-se no decorrer desta prova desportiva;

3. Todos os atletas participantes estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no n.º 1 do art.º 9.º do DL n.º 146/93, de 26 de Abril, com um capital por morte ou invalidez permanente de 28 000,00 EUR e despesas de tratamento até 4000,00 EUR.

Inscrições

1. As inscrições só poderão ser feitas em Boletins de Inscrição disponibilizados pela organização e só serão válidas após pagamento da taxa de inscrição.

Classificações

1. O sistema de controlo de tempos usado na competição é o sistema My Laps, que se encontra inserido no dorsal;

2. Os resultados serão publicados cerca de 2 horas após o evento no site oficial, sendo que essa classificação poderá sofrer algumas alterações, no dia seguinte, caso se verifiquem inconformidades.

Doping

1. Haverá 6 controlos para o escalão masculino e 6 para o feminino. Estes atletas são obrigados a comparecer ao controlo anti-doping de acordo com as normas da IAAF.

Prémios

1. Os prémios monetários para o escalão sénior serão atribuídos apenas aos atletas elite que partiram de Algés.

2. Os restantes prémios monetários serão enviados após verificação das classificações, de acordo com a tabela divulgada e contra entrega prévia da respetiva fatura (ex-recibo verde) ou “Acto Isolado”, de acordo com as normas fiscais em vigor.

3. Todos os atletas classificados receberão uma medalha oficial e outras lembranças desta edição.

Tabela de Prémios (em atualização)

Escalão
/
Posição
Seniores
Femininos e
Masculinos
M35 M40, M45, M50,
M55 e M60
F35 F40
1 - - - - -
2 - - - - -
3 - - - - -
4 - - - - -
5 - - - - -

Nota: Os valores da tabela estão sujeitos aos descontos legais, previstos na lei em vigor.

Escalões: Conforme os Regulamentos da Federação Portuguesa de Atletismo.

Nota: Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pelo diretor técnico da prova e de acordo com os regulamentos oficiais em vigor e pareceres da IAAF/AIMS.